Resenha - O Doador de Memórias
- Millena Almeida
- 19 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Livro: O doador de memórias Autor : Lois Lowry
Sinopse : Nesse livro a história se passa em uma das comunidades do novo mundo, lá as 24 horas de cada indivíduo são cronometradas em minutos, diferenças, conflitos, desigualdades ou descriminações raciais não existem, não são aspectos concebíveis e presentes nessa sociedade.
Em o Doador de memórias, a história foca no personagem Jonas, um garoto de 11 anos, que vive em uma comunidade onde existe o toque de recolher, suas tarefas diárias são pré-determinadas, existem debates, e esses atos ocorrem de forma habitual, diária. A cada ano nessa sociedade, as crianças recebem novos encargos e itens, como exemplo uma bicicleta aos 9 anos de idade. Nesse mundo, as famílias ao invés de serem reunidas através do amor, são constituídas de unidades familiares, originadas quando há solicitação de parceiro.
Neste livro, as coisas são desse jeito porque, eles pensam que se não houver diferença , não haverá guerra , não haverá roubo , será um mundo melhor . Por um lado, eu até concordo, porque se eu tiver o mesmo telefone que o seu, por que você iria roubar o meu? (Este livro segue esse pensamento) Jonas prestes a completar 12 anos, recebe sua atribuição, isso quer dizer, sua futura carreira. Quando percebe a empolgação dos seus colegas com suas futuras atribuições, ele sente-se desolado por não conseguir adivinhar o seu próprio destino, seu futuro. Para sua surpresa, Jonas é designado como o novo Recebedor de Memórias da comunidade durante a cerimônia de atribuição.
Nesse lugar onde Jonas vive, e todos os outros personagens do livro, é tudo sem cor, sem sentimento, sem musica, sem arte, lá é tudo padronizado.
Nesse mundo regido pela previsibilidade e disciplina, com comportamento padronizados e impulsos suprimidos por pílulas, Jonas é surpreendido pelo velho Recebedor de Memórias, que logo passa a ser chamado de Doador de Memórias. Então com o doador de memórias mostrando tudo a ele , isso tudo meche com ele , pois começa a descobrir através das memórias como era o mundo de antes, onde sentimentos ruins e bons, cores, músicas, liberdade e conhecimento estão entrelaçados e são descobertos pelo jovem.
"Mas nesse caso seria pesado e doloroso para todos. Eles não querem isso. E é esta a verdadeira razão por que o Recebedor é tão vital para eles e tão reverenciado. Eles me escolheram, e escolheram você, para tirar deles esse fardo." p. 118 (Esse trecho do livro explica muito bem o contexto da história )
Olha, eu recomendo muito esse livro, até porque são “poucas” páginas (192) e o livro faz você pensar demais , é um livro que te prende muito na verdade.
Comments