Resenha - A Culpa é das Estrelas
- Millena Almeida
- 12 de mar. de 2016
- 3 min de leitura


A Culpa é das Estrelas Autor: John Green Editora: Intrínseca Páginas: 336 Resenha por: Guilherme Cepeda
Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer.
Como seria a sua vida se você descobrisse um câncer? Em que você investiria o seu tempo se soubesse que não há mais possibilidades de cura, apenas de prolongar ao máximo os seus dias?
Então , é mais ou menos isso que o livro fala.
Hazel Grace é uma adolescente de 16 anos que convive, desde os 13 anos, com um câncer de tireóide , que com o pedido de sua mãe, frequenta um grupo de apoio a adolescentes com câncer, mas ela não gosta muito de Lá . O porquê é que ela acha que tem pouco tempo de vida , e assim ela não vê motivos para fazer novas amizades, pois quer diminuir ao máximo o número de pessoas que possam sofrer quando ela partir. Apesar da doença, Hazel não se faz de vitima e tenta manter o bom humor, preferindo a companhia de livros, filmes e da família.
Tudo muda quando ela conhece Augustus Waters, um jovem de 17 anos, ex-jogador de basquete que teve uma das pernas amputadas por causa do câncer.
Bem humorado, ele não deixa que ninguém o julgue ou sinta pena dele pelo que aconteceu, é o ponto de apoio dos amigos e está sempre disposto a melhorar o dia dos outros.
Pelo jeito dele de ser, hazel acaba se apaixonando por ele, e ele o mesmo. Juntos eles aproveitam o máximo de cada dia da vida deles, afinal, a qualquer momento um deles pode “morrer”.
Eu vi tanta gente elogiando esse livro, que fiz de tudo para ler , na minha opinião é um dos melhores livros do John Green .
Uma das coisas que eu mais gostei do livro, foram as metáforas do personagem Augustus, ainda deu mais emoção ao livro e ao próprio personagem.
Voltando a história do livro; Augustus já bastante amigo de hazel, consegue uma viagem para eles conhecerem um escritor que hazel ama. lá por essa viagem , hazel acaba se decepcionando com seu escritor preferido , que na verdade tinha virado um “velho bêbado”.
Mesmo com a decepção que eles tiveram na viagem, ela foi a melhor de todas , foi quando eles se beijaram e começaram a namorar sério , quando um se declarou para outro , foi nessa parte da história que o romance mais apareceu .
E assim quando voltaram para casa tudo parecia bem, até hazel receber a noticia que seu amor , Augustus , estava no hospital por conta do câncer que voltou mais forte ainda .
Depois passaram semanas até ela descobrir via telefone que ele tinha falecido. Assim, o final do livro é muito emocionante e triste, mas eu super recomendo .
Comentarios