top of page

Resenha - O Menino do Pijama Listrado

  • Beatriz Amado
  • 9 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Capa

Título: O Menino do Pijama Listrado

John Boyne

Autor: John Boyne Editora: Cia. das Letras Ano de lançamento: 2007 Páginas: 186

A julgar pelo título pode parecer um livro um tanto quanto inocente, mas não é bem assim.

Vamos lá, Bruno é um garoto de nove anos e se vê tendo que se mudar da casa que tanto adora e deixando seus amigos para trás, ele mora em Berlim até em tão, mas quando se muda vai com a família para uma região mais desolada. A família é basicamente, além de Bruno, seu pai, sua mãe e sua irmã.

A história se passa na Segunda Guerra Mundial e Bruno nem imagina o que está vivendo, e para completar seu pai é um Nazista e trabalha para o exército alemão, mas como o menino não sabe de nada sobre a guerra, o Holocausto ou sobre a exterminação dos Judeus, por exemplo, ele vê seu pai como um herói.

Bruno resolve explorar a casa nova e seus arredores e percebe que da janela de seu quarto pode se ver uma cerca que logo depois também podem ser vistas algumas pessoas de "pijama". Então o menino simplesmente resolve ir além da cerca e acaba conhecendo Shmuel, um menino que de certa forma vive do outro lado da cerca. Os dois formam uma incrível amizade.

Só para deixar mais claro, Shmuel é Judeu e trabalha no Campo de Concentração, no entanto ele assim como Bruno é muito inocente, então nada disso é problema para os dois.

Bom, mesmo Bruno vendo seu pai como um herói, podemos perceber que ao londo da história ele começa a tentar entender e a questionar as ideias do paie também do seu professor particular.

Enfim, para concluirmos: o livro e muito envolvente e comovente e para muito o final pode até fazer chorar. E além do livro também tem o filme, que é bastante fiel ao livro.

 
 
 

コメント


Blog por: Raphael Ladeira, Caio Leonardo, Bruna Alves, Beatriz Amado, Marcelo Esteves, Thiago Almeida e Millena Almeida
Design por: Raphael Ladeira
bottom of page