top of page

Resenha - Em Chamas

  • Bruna Alves
  • 4 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Capa do Livro

Suzanne Collins

Título: Em Chamas Autor: Suzanne Collins Ano: 2011 Páginas: 413 Título Original: Catching Fire Editora: Rocco

*Contem spoilers* Após burlarem a lei dos Jogos Vorazes e saírem como vencedores, Katniss e Peeta estão fazendo a turnê de vitória. Está acontecendo um problema nos distritos. No fim dos Jogos, quando só restaram Katniss e Peeta, eles se recusaram a viver um sem o outro e ambos se matariam. Alguns distritos viram tal cena como um ato de amor, mas outros viram como ato de revolta e se, dois participantes do distrito 12 poderiam se rebelar, por que não eles? Logo no início do livro, o Presidente Snow diz a Katniss o que está acontecendo nos distritos e pede para que ela convença a todos que foi um ato de amor, mas que ele deveria estar satisfeito. Peeta não está falando com Katniss. Peeta estava realmente apaixonado por ela, como era desde de criança, e, já para Katniss, tudo começou com uma encenação para sobreviver.

A caminho da turnê, que começaria no distrito 11, acontece uma das cenas que eu considero mais emocionante para os fãs do casal: as pazes deles. O trem enguiça e ficariam 1 hora parados. Katniss e Peeta saem para passear na neve e ele propõe que eles sejam amigos e assim se fez.

A turnê segue e durante ela Katniss tenta convencer a todos, principalmente o presidente, que foi um ato de amor. No fim dela, acontece a festa na mansão presidencial e Katniss e Peeta conhecem o novo idealizador dos Jogos Vorazes: Plutarch Heavensbee. Ele chama Katniss para dançar e mostra-lhe seu relógio que, ao acender, aparece o símbolo do tordo (símbolo da revolução). A princípio Katniss não entende e nem nós leitores mas logo tudo será explicado. Ao final da festa Katniss descobre que não conseguiu agradar o presidente e tem uma ideia: propõe um casamento.

Todos ficam mobilizados com o anúncio do casamento. E chega a hora do anúncio do próximo Jogos Vorazes. Seria a 75ª edição dos Jogos: O Massacre Quaternário, mas essa seria uma edição especial que ocorre a cada 25 anos. Todo o país fica sabendo o "tema" da edição especial: Os 24 participantes (2 garotos e 2 garotas de cada distrito) seriam escolhidos a partir da lista de vencedores dos Jogos anteriores. O mundo de Katniss, Peeta e Haymitch (seu mentor) desaba. Haymitch venceu o segundo massacre e mesmo depois de todo esse tempo se encontra ainda traumatizado, Katniss e Peeta ainda sofriam com os efeitos dos seus Jogos.

Os participantes são escolhidos. Todos são consideravelmente mais velhos que Katniss e Peeta e todos eram amigos, eles eram os estranhos. E começa toda a preparação para os Jogos. O tempo reservado para treinar as entrevistas foi descartado por eles, que decidiram matar o tempo na cobertura de seu alojamento, como um casal. E essa é outra das cenas que eu mais me apeguei no livro.

Na apresentação das carruagens Katniss e Peeta conhecem Finnick e Johanna, e no treinamento Beetee e Wiress, pessoas de suma importância para sobrevivência do casal.

Chega o dia da apresentação para o público, no programa do carismático Ceasar Flickerman. Todos fazem de tudo para tentar fazer a capital revogar a decisão da Capital. Katniss usa o vestido que usaria no seu casamento e Peeta, fazendo de tudo para sobreviver, diz que eles se casaram em segredo e que não teriam arrependimentos se não fosse pelo filho que estavam esperando. Mas nem assim foi revogada a decisão e os Jogos aconteceriam no dia seguinte.

Os Jogos são iniciados. Eles saem de seus tubos de frente para cornucópia que estava rodeada por uma praia. Katniss descobre que Finnick e Mags (ambos do D4) são seus novos aliados, junto com Peeta. A um momento em que Peeta quase morre. E Katniss vai à loucura tentando ressuscita-lo. É nessa parte do livro que passamos a ter certeza que Katniss ama ele, eu pelo menos. Mas no fim conseguem salvar a vida dele. Com o passar dos dias, conforme o local que eles ficavam, ameaças novas começam a acontecer de hora em hora e sempre as 12h cai um raio na grande árvore. Muitas coisas acontecem, Johanna, Beetee e Wiress viram novos aliados. Wiress é quase incompreensível longe de Beetee, e ele chegou até eles ferido, e Wiress não parava de falar "tic tac". Katniss desvenda enigma de Wiress: tic tac significa que a arena era um relógio. Quando contei a vocês sobre o primeiro encontro de Katniss com Plutarch, sobre o relógio, seria uma dica sobre a arena, já que ele era o idealizador e criaria a arena. O terceiro momento que mais gosto no livro: uma certa conversa entre Katniss e Peeta. Ele diz a ela que ela tem que vencer pela mãe e pela irmã, que ela tinha pessoas que se importavam com ela e já ele não tinha ninguém e não suportaria viver sem ela e eles dão o beijo mais lindo dos três livros.

Chega a grande noite. Beetee tinha proposto um plano para eletrocutar todos os participantes restantes e depois, cada um estaria por si. Eles iriam até a grande árvore e enrolariam um rolo que Beetee usou nos seus jogos e levariam até a praia, pois a areia e metade da arena estaria molhada devido a uma grande onda que acontece em determinada hora. Katniss insistiu para que deixassem ela ficar com Peeta na execução do plano, mas Beetee, Finnick e Johanna não quiseram, então Katniss seguiu com o rolo para praia com Johanna e Finnick e Peeta protegiam Beetee. O plano da errado. Katniss não consegue chegar até a praia, Johanna a ataca e os outros tributos sobreviventes também revidam. Quando Katniss acorda após o golpe de Johanna, ela vai atrás de Peeta. Ele tinha sumido e Johanna também, Finnick está procurando Johanna e Beetee tinha sido eletrocutado em um dos campos de força que separam os setores da arena. Katniss não sabe o que fazer, ela percebe que Beetee havia sido eletrocutado porque tentou colidir-se no campo de força com um fio do rolo amarrado a uma madeira. Os trovões começam, o raio das 12h está prestas a cair, então Katniss amarra um pedaço do fio do rolo em sua flecha e espera o raio cair, quando ele cai ela solta a flecha. A potência do raio junto ao fio foi capaz de destruir a grande cápsula que era a arena. Com o choque Katniss desmaia.

Quando acorda, percebe que está num aeroplanador (avião) junto com Beetee. Seu primeiro pensamento foi Peeta, e, se eles estivessem indo pra capital, não queria que Peeta se submetesse as torturas de lá e pegou a primeira seringa que viu para matá-lo. A princípio temos um pensamento confuso sobre a cena, mas Katniss preferia Peeta morto a ser torturado, e, colocando-se na realidade deles, é totalmente considerável a decisão dela. Mas Katniss descobre que Peeta não está lá, ela abre a porta e vê Finnick e Haymitch. Eles explicam a ela o que aconteceu na arena: metade dos participantes estavam empenhados em salvar a vida de Katniss. Ela simboliza a revolução, e mantendo ela viva era manter a chama da revolva viva e assim foi feito. Ela descobre também que Johanna e Peeta estão na capital, e Katniss não suporta a ideia de não terem salvado ele e te terem deixado nas mãos do presidente. Então Haymitch ceda ela para que se acalma-se.

Quando acorda, se depara com seu amigo Gale, que dá a notícia de que estão no D13, distrito que até então era considerado inexistente, e descobre também que o D12, sua casa, havia sido bombardeado e que não sobrara nada.

Dos três livros, esse é o que mais me emociona. É o livro que aproxima mais o casal Peeta e Katniss e que desenvolve toda uma história. Mas também não é uma trilogia baseada em disputa de casais. É uma trilogia que mostra que um povo unido pode se virar contra um governo opressor.

 
 
 

Comments


Blog por: Raphael Ladeira, Caio Leonardo, Bruna Alves, Beatriz Amado, Marcelo Esteves, Thiago Almeida e Millena Almeida
Design por: Raphael Ladeira
bottom of page