Resenha - Divergente
- Beatriz Amado
- 3 de mar. de 2016
- 2 min de leitura


Título: Divergente Editora: Rocco Autora: Veronica Roth Páginas: 504
Um livro que na minha opinião é maravilhoso, e que fez muito sucesso. O primeiro livro da trilogia, em seguida vem Insurgente e por último Convergente.
Mas falando desse primeiro livro, Divergente, conhecemos a jovem Beatrice Prior que aos 16 anos vive em Chicago, mas não nesse tempo em que vivemos, e sim no futuro. Dividida em cinco facções, é assim que a ordem e mantida em Chicago, e agora Beatrice precisa escolher em qual facção ela passará o resto de sua vida.
Para entender melhor as cinco facções são: a Amizade, que culpa a violência pelos problemas no mundo; a Erudição, prezam a inteligência e culpam a ignorância; a Franqueza, sempre muito honestos e sinceros; Abnegação, não ligam pra vaidade, são humildes e justos; e a Audácia, corajosos, odeiam a covardia e são responsáveis por proteger a todos.
A cada ano os líderes organizam a Cerimônia de Escolha e o lema é "facção antes do sangue" e os jovens devem escolher se querem permanecer na facção onde vivem desde pequenos ou se vão encarar viver em outra facção. Para facilitar um pouco as coisas, cada um deve passar por um teste de aptidão.
Quando Beatrice Prior vai fazer o teste seu resultado é surpreendente: ela não se encaixa em apenas uma facção, sendo assim uma Divergente, e isso por um lado não é muito bom. Por ser diferente e não ter pensamento igual ao dos outros ela é vista de forma errada e corre perigo.
Beatrice escolher viver na Audácia, tornando-se mais corajosa, forte e ousada, o que no início pode ser um pouco complicado por ela ter vivido em uma facção bem diferente, a Abnegação. Na Audácia é "tudo ou nada", os membros devem passar por testes físicos e psicológicos perigosos e caso não cosigam passar acabam virando um sem-facção.
Ela sempre dá o seu melhore encontra pessoas incríveis, mas com isso ela também se encontra rodeada de inimigos.
Além de Beatrice, conhecemos também um personagem mais complicado ainda, esse personagem é o Quatro. Ele é responsável por treinar os iniciantes da Audácia e ajuda muito Beatrice e no meio disso tudo ele acaba despertando sentimentos muito fortes em nossa personagem principal, colocando assim, um pouco de romance nessa incrível história.
O livro foca bastante nos problemas pessoais de Beatrice Prior e também do personagem Quatro. Me senti muito focada e envolvida, principalmente no momento em que Beatrice descobre o pior em relação a algumas facções.
Comentarios